A EMEF Guriri realizou, no último final de semana, o Festival da Mistura Cores e Sabores. O objetivo foi mostrar para a comunidade a diversidade cultural existente na região. Conforme o diretor Sérgio Serra de Almeida, as atrações demonstraram valorização das tradições. O festival aconteceu na noite de sábado (dia 1°).
Entre as apresentações, houve quadrilhas dos alunos e do projeto Melhor Convivência. Além disso, foram mostrados o carimbó (por estudantes e pelo grupo Terceira Idade de Guriri), dança afro (grupo de Conceição da Barra), Jongo de São Benedito, dança country e hip hop. Apresentaram-se também os Pagodeiros da Ilha, Trio Pegada Quente e DJ Edi. Teve ainda bingo, comidas e bebidas típicas, pescaria, víspora, toca do coelho e boca do palhaço.
O projeto destaca a formação do povo brasileiro por várias etnias. “É justamente essa herança natural que compõe a unidade do Brasil. Mesmo o povo brasileiro sendo um mosaico étnico, todos falam a mesma língua e quase todos são cristãos. Isso é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil” – ressalta.
O projeto salienta ainda a influência da cultura portuguesa, dos povos indígenas, além dos italianos, africanos e alemães. “Principalmente as influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato”, frisa.
Fonte: Jornal Folha Acaâmica, Qua, 05 de Setembro de 2012 14:48.
Nenhum comentário:
Postar um comentário