A EMEF Guriri aproveitou a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 9 de
junho, para comemorar e conscientizar os alunos acerca de temas
ambientais. Mas a conscientização começou bem antes da semana
comemorativa. Os trabalhos tiveram início na primeira quinzena de maio,
com aulas expositivas, diversas atividades em sala de aula, trabalhos em
grupo e tarefas de casa.
O diretor Sérgio Serra de Almeida afirmou que, além de comemorar a
Semana do Meio Ambiente, os objetivos foram trabalhar questões
relacionadas à preservação da biodiversidade e proporcionar aos alunos
aulas diferenciadas, visando à motivação e envolvimento efetivo dos
estudantes. Por sua vez, a coordenadora pedagógica Rosana Barbosa
Forecchi destacou as atividades desenvolvidas: “Aproveitamos o Dia do
Meio Ambiente para proporcionar aos alunos uma visita à Reserva
Florestal da Vale do Rio Doce. É importante lembrar aos alunos que
tanto quem mora na área urbana, quanto na área rural, ou no balneário de
Guriri, é responsável pela preservação da biodiversidade”.
A finalização do projeto aconteceu dia 6 de junho, com visita à
Reserva Natural da Vale do Rio Doce, em Linhares. Na visita, os
estudantes dos sétimos, oitavos e nonos anos assistiram à palestra e a
um vídeo sobre a biodiversidade da Reserva e do Brasil, conheceram o
Centro de Exposições da Vale, onde aprenderam sobre os trabalhos e
produções da empresa na exploração do minério de ferro, visitaram as
coleções de insetos, sementoteca (coleção de sementes), xiloteca
(coleção de madeira) e apreciaram o herbário daquele local. Os
estudantes fizeram a Trilha do Pequi Vinagreiro, que cujo nome é devido à
existência de uma árvore centenária e nativa. Além disso, receberam
mudas de árvores.
Para finalização das atividades da visita, participaram de uma
oficina de pintura em tela, para retratarem o que visualizaram na aula
de campo, ministrada pelos profissionais da Reserva da Vale. As
professoras orientadoras foram Cláudia Maderi e Gerusa Rios.
Confira mais informações na publucação do jornal folha acadêmica: http://www.folhaacademica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2068&Itemid=130
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